X

Isolamento social: meu pet e eu na quarentena

      Queridos aumigos, que início de ano mais tumultuado, né? Parece que foi ontem que estávamos brindando e fazendo planos para 2020. Aí o revéillon passou, o coronavírus chegou e aquele monte de boas intenções foi parar no fundo do pote de sorvete, né? Pois é, a agressividade do vírus e a velocidade da transmissão fez quase todo mundo (literalmente) ficar dentro de casa durante mais de 30 dias, o que desencadeou em várias outras situações: ganho extra de peso, sedentarismo e costume excessivo do pet com a presença do tutor em casa... e é sobre esses temas que quero falar hoje com vocês.

 

      Então, mal foi anunciado que seria feito o distanciamento social e a maioria de nós fez um estoque de gordices em casa, afinal: vai que o vírus me pega e morro com vontade de comer isso e aquilo, né? Aí o pet, que frequentava a crechinha, se exercitava diariamente ou dava longas voltinhas com o tutor, também se viu confinado na quarentena. Sem muitas atividades extracurriculares para a jornada diária, visto que não era pra sair de casa. Assim, comer e curtir uma preguinha ao lado do tutor acabaram sendo as únicas atividades que muitos doguíneos realizaram nas últimas semanas.

 

      A questão é que, para muitos tutores, a quarentena já chegou ao fim e a retomada ao trabalho já está acontecendo. Aí temos duas situações: o pet, que se acostumou com a companhia em período integral do dono em casa, agora pode desencadear um quadro de ansiedade pela volta dele à rotina. E os resultados da dobradinha obesidade + sedentarismo que ocorreu na quarentena. Visto que tanto o nosso corpo quanto o corpitcho do pet tende a se acostumar rapidamente com atividades que não geram gastos calóricos. Lembram-se das aulas de física? Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso.

 

      No entanto, sabemos que os cães precisam correr, saltar, socializar, gastar energia. As atividades físicas são necessárias para fortalecer a musculatura e melhorar a saúde de uma forma geral. Assim, como médica veterinária, quero fazer um convite: traga o seu catioro para brincar com a gente aqui na crechinha. As atividades já foram autorizadas e queremos colocar esses preguiçosos em forma, diverti-los e torná-los mais saudáveis. Com a sua volta ao trabalho/estudo, o seu bom amigo sofrerá menos com a sua ausência se estiver envolvido em outras atividades e ainda ganhará mais vitalidade, dividindo o tempo com os aumigos da crechinha, em atividades supervisionadas. #vempracrechina #planoespeciais #falecomagente

Icons made by Pixel perfect from www.flaticon.com