X

Vamos falar sobre grama


     Se você tem dúvidas se pode ou não permitir que o seu cão (ou gato) coma grama: veio ao local certo. O assunto de hoje costuma gerar bastante estranhamento em tutores de primeira viagem. Muitos chegam ao meu consultório relatando que o bichinho de estimação não pode ver um matinho dando sopa que já abocanha como se fosse o petisco mais saboroso do mundo. Mas, afinal, a grama é benéfica ou não? A Drª Day responde!

 


     Os principais motivos que podem levar o pet a ter desejo em mordiscar uns matinhos avulsos são: necessidade de fonte de fibra (costuma acontecer em dietas alimentares restritas) e mal estar gástrico (a grama auxilia a induzir o vômito). Os animais são bastante instintivos e buscam o próprio bem-estar. Logo, se o cãozinho comeu algo que não caiu bem e gerou alguma indisposição estomacal, a ingestão de um punhadinho de grama vai ajuda-lo a vomitar.

 


     Os gatos costumam utilizar essa estratégia com ainda mais frequência do que os cães. Mas o motivo costuma ser mais devido à ingestão de pelos (por conta dos banhos de língua) do que de fator alimentar. Isso acontece porque, ao contrário dos doguíneos, os gatos tem paladar mais seletivo para alimentação, cuidam mais do que ingerem. Porém, acabam engolindo quantidades maiores de pelos durante a própria higiene. Esses pelos vão se acumulando no estômago e se transformam em bolas que os felinos também buscam expelir através da ingestão de grama.

 


     O mais esperado é que o pet apresente um único vômito após se banquetear com a graminha. No entanto, redobre a atenção se ele começar a apresentar vômitos frequentes, dor abdominal, diarreia, apatia ou perda do apetite, pois esses são sintomas clássicos de inúmeros tipos de doenças e uma visita ao médico veterinário de confiança será mais do que necessária.
Aliás, o tutor deve ficar atento também em relação à frequência com que o pet recorre ao estímulo da graminha para vomitar. Caso sejam várias vezes ao dia, durante mais de um ou dois dias, algo mais sério pode estar acontecendo. Na dúvida, me procure aqui na Day Pet Care. Terei o maior prazer em atendê-los e esclarecer possíveis dúvidas.

 


      Na próxima semana falaremos sobre carência nutricional e os prejuízos que podem acarretar aos nossos amados pets. Até a próxima, aumigos.

 

Serviço: A Day Pet Care está localizada na Av. Dr. Gastão Vidigal, 1185 - Zona 8, Maringá – PR. Nosso telefone é (44) 3026-4672.

Icons made by Pixel perfect from www.flaticon.com